A história da Energia Solar

Portal Solar

Você já conhece a história da Energia Solar?

Um sistema gerador de energia possui painéis metálicos compostos por células fotovoltaicas e um material semicondutor, como o silício que absorve a luz e a converte em energia. Esse processo ocorre quando fótons (partículas de luz) atingem os átomos das placas e formam uma corrente elétrica.

A evolução no mundo

Em 1839 o efeito fotovoltaico foi descoberto pelo francês Alexandre Edmond Becquerel, mais tarde por volta de 1877 o professor de filosofia natural, percebeu o efeito fotovoltaico no selênio. Mas foi em 1953 a descoberta do silício, como material muito mais eficiente e que vem sendo utilizado até hoje nas placas fotovoltaicas, o que permitiu que o custo da tecnologia reduzisse e pudesse ser difundida pelo mundo todo.

No Brasil

O início da energia solar no Brasil foi em 2011, com a construção da Usina de Energia Solar de Tauá (CE). Em 2012, foi criada a resolução 485/2012 da ANEEL, que regulamenta a produção de energias alternativas no Brasil. Mais tarde, em 2015, a ANEEL determinou que geradores com potência de até 75KW seriam considerados como microgeração, enquanto geradores acima de de 75KW e menor ou igual a 5MW seriam considerados como minigeração.

Atualmente, o seu uso vem aumentando a cada dia, possibilitando às famílias e empresas brasileiras mais economia, proteção contra inflação energética, valorização do imóvel, sustentabilidade e retorno do investimento a curto prazo.